Golfinhos

Os golfinhos ou delfins são animais mamíferos cetáceos pertencentes à família Delphinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, existem 37 espécies conhecidas de golfinhos, dentre os de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.

São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. A sua alimentação consiste basicamente em peixes e lulas. Podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz a um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.

A sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, excepto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam directamente ligados às actividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biosonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.

Habitat

O habitat de 33 espécies de golfinho é na água salgada, perto da costa ou no mar aberto. Porém 5 espécies vivem em rios e lagos, como o Boto da Amazónia.  Alguns, de água doce, vivem no encontro da água doce com a salgada.

Predadores

Os predadores dos golfinhos são os tubarões e o ser humano. Os pescadores de atuns, costumam procurar por golfinhos, que também os caçam, ocasião em que ocorre um mutualismo. O golfinho encontra o cardume e os pescadores jogam as redes aprisionando os peixes e deixam os golfinhos se alimentarem para depois puxarem as redes. Desse modo, ambas as espécies se beneficiam do alimento. Porém muitas vezes os golfinhos acabam se enroscando nas redes, podendo morrer.

Alimentação

Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos e camarão. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes. Cada espécie de peixe tem um ciclo anual de movimentos, e os golfinhos acompanham esses cardumes e por vezes parecem saber onde interceptá-los, provavelmente conseguem estas informações pela excreções químicas dos peixes, presentes na urina e as fezes.

16 Respostas to “Golfinhos”

  1. Filipa Says:

    sabes que gosto muito mais do outro artigo!
    Porque será????????

    Porque tenho um porquinho da india!!!
    Mas este tambem está muito giro!!

    tens muito jeito para isto!!!

    muitos beoijinhos da Filipa

  2. Márcia Says:

    Já deu para repara que gostas muito da Nartureza… isso é muito bom podes ajudar as pessoas a perceber que não devem poluir o nosso planeta. Gostei muito desta imagem porque ande ser… sempre adorei golfinhois são tão fofos e tão bonitos…:)
    Gostei muito de comentar e prometo que vou comentar muitas mais vezes.
    Adeus beijocas

  3. Joana Margarida Says:

    Olá mana!!! Como estás??? Boa adoro vir comentar este blog com todo o prazer, sabes??? Adoro-te muito, apesar de às vezes tu não seres boa companhia porque estás chateada com as tuas amigas não tens de descarregar as energias em mim tens de o fazer para a parede, tenho razão né minha menina da Natureza?! Estava a brincar, mas às vezes é verdade certo?
    Boa Sorte para os testes, porta-te bem e manda imensos beijinhos para:a Ana Soraia e as melhoras, também a Cláudia, Ana Filipa, Joana Maneta, Ana Sofia e o David que ainda não conheço mas manda na mesma, ok?
    Beijinhos para toda a turma de 7º ano, boa sorte para os testes e bom estudo, apesar de ser uma chatice e para ti também.
    Joana Margarida Da Silva Salvador

  4. Andreia Says:

    oi! td bem? este blog é muito bom, eu gosto mt de golfinhos e este artigo esclareceu-me e proporciona-me aprender mais sobre eles. Podes por um artigo sobre leões? Bjs Andreia

  5. andreia Says:

    nnnhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  6. menina golfi Says:

    oi, sou a menina que adora os golfinhos sao lindosssssssssssssss

  7. sara e maria Says:

    cool,laroca

  8. laura Says:

    oi este sait e de mais

  9. laura Says:

    cccccollllllllllllll

  10. os mamiferos fazem parte de nos Says:

    gostei muito valeu

  11. os mamiferos fazem parte de nos Says:

    gostei muito amei

  12. os mamiferos fazem parte de nos Says:

    gostei muito
    bjos

  13. leila Says:

    eses
    golfinhos
    são
    muitos
    lindos
    vejar
    eles
    tão
    lindos

  14. ingrid Says:

    *amei os goufinhos*

  15. yasmim costa Says:

    Amo muito os golfinhos eles sao lindos…

  16. Golfinha *-* Says:

    Own’t gente, eu sou a menina golfinho porque eu queria ser um golfinho *-*, kkk’
    CAAAAAARA, eles são tao perfeitos s2′

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: