O Porquinho da Índia

Apesar do seu nome, a origem desta espécie está na América do Sul, onde um parente selvagem do nosso porquinho doméstico, pode ser ainda hoje encontrado, nas regiões do Noroeste e Sudeste deste continente, tendo sido domesticados pelos Incas, muito antes dos primeiros europeus terem por lá aportado.
Como animal de estimação, o Porquinho-da-índia tem vindo a ser promovido, nos últimos anos, a um patamar muito interessante.

 

Introduzido na Europa pelos Espanhóis no século XVI, os porquinhos rapidamente se popularizaram e começaram a ser criados em vários países europeus no século XVIII.
Nos primórdios do século XIX foram organizadas as primeiras Exposições de várias raças em Inglaterra, julgadas por um Standard de Raças.
Hoje em dia existem muitos criadores e fãs de porquinhos por todo o mundo.
Em Portugal, ainda há poucos anos, os Porquinhos-da-índia eram considerados apenas como petisco culinário em algumas regiões do país, mas o interesse por eles como animal de companhia está a crescer rapidamente, existindo já alguns criadores portugueses que fazem criação das mais diferentes raças e que têm interesse em mostrá-las.
O carácter carinhoso e o seu ar de mascote, levou a que fosse cada vez mais acarinhado e faz dele um caso de sucesso como animal de companhia.
Manter um Porquinho-da-índia é relativamente fácil, não precisa de uma gaiola muito grande (no mínimo 40x60cm, mas quanto maior, melhor!), não é ruidoso e não tem cheiro intenso.
Os Porquinhos são animais sociais que nunca devem estar sozinhos. O melhor é ter um par do mesmo sexo junto, dado que os porquinhos, como todos os roedores, têm grandes ninhadas num curto espaço de tempo.
Devem ainda ter a possibilidade de fazer exercício diário fora das gaiolas, de maneira a manterem a forma.
As gaiolas devem ser limpas com muita frequência de modo a evitar cheiros.
A cama deve ser feita com aparas de madeira ou outro material próprio que se pode encontrar nas lojas de animais.
Deve estar sempre disponível água em bebedouro próprio, com esfera rotativa.
A alimentação deve ser feita à base de feno e de ração própria para Porquinhos-da-índia enriquecida com Vitamina C.
Diariamente devem ser oferecidos frutas e vegetais frescos (ver tópico alimentação).
Os Porquinhos-da-índia mais comuns são tricolores de pêlo curto, mas existe uma grande variedade de raças e cores (ver tópico raças).
Em adulto, o seu tamanho pode atingir os 25 cm e o seu peso entre 750 e mais de 1kg.
A sua esperança de vida varia entre os 5 e os 8 anos

11 Respostas to “O Porquinho da Índia”

  1. Joana Margarida Says:

    UAU!!!!!!!!!!!!!!Estás a safar-te bem ñ esperava, estou muito admirada e surpreendida imenso, a sério continua assim!!

    Adeus beijinhos da Joana Margarida

  2. Filipa Says:

    Sabes que este adoro este teu artigo!!!
    Gosto muito de ter o meu Porquinho da india, e fiquei muito contente por o período de vida ser de 5 a 8 anos!!!!

    O artigo está muito interessante!!!

    beijinhos da Filipa

  3. Andreia Says:

    Eu gosto dos porquinhos da índia são animais mt fofas. Nao acham?
    Bjs Andreia

  4. nelita Says:

    adoro porquinhos da india, lembra-me os meus tempos de menina que com tanto amor que lhes tinha os apertava contra o meu peito.Gosto muito de animais todos de uma maneira geral menos cobras

  5. Nelita Says:

    Gosto muito de porquinhos da india, faz-me lembrar os meus tempos de menina, que os apertava muito contra o meu peito, de tanto que gostava deles. Aliás, gosto de todo o tipo de animais (menos de cobras! :-))

  6. Ellen Says:

    Eu gosto muito de porquinho da india eu tenho 2 a pinky e o blue e uma femea e um macho eu amo muito eles.

    Acho ele fofos vc nao acha ha se vc tem muitas fotos de porquinho da india me envie meu add ellendeandrade@hotmail.com entre e converse

    Ass:Ellen

  7. deh.wins Says:

    Ola,para todos queria que alguem me dissese aonde posso enco um site explicando pq ele come fezes,come pelos e nunca dorme (o porquinho da India me digam sera que ele esta com verme isso pode matar eu AMO muito meu porquinho me ajudem se eu morro junto com ele.

  8. DANIEL LIMA Says:

    GOSTARIA DE UMA AJUDA , TENHO 24 PORQUINHOS E 8 SÃO FILHOTES JA A DOIS DIAS OS FILHOTES ESTAO MUITO QUENTE COMO SE FOSSE FEBRE E PROXIMO DA SUAS PARTES INTIMAS ESTA BEM UMIDOS COM CHEIRO DE URINA E ELES ESTÃO COM FRAQUEZA NAS PERNAS ANDANDO COM DIFICULDADE E ELES BEBEM AGUA O TEMPO TODO.

  9. ADIRLENE BATISTA DOS SANTOS Says:

    tenho 3 um macho e duas femeas grvidas amo cria los .

  10. leonardo Says:

    eu tenho uma porquinha da india faz um mes q eu ganhei ela e ela ja se acustomou comigo quando eu saio ela chora é mt fofo

  11. joana Says:

    o meu porquinho da india come o seu próprio coco, é normal?

Deixe uma Resposta

