Vulcão Kilauea (Havai)


O vulcão Kilauea é a atracção principal da ilha de Havai, também conhecida pela Big Island, e sobrepõe o flanco do maciço; foi o vulcão mais activo desde sempre nesta ilha. As erupções do Kilauea são legendas notáveis dos polinésios, que aqui chegaram entre os séculos IV e VIII, originários das Ilhas Marquesas e do Taiti.

A documentação escrita que vem somente desde 1820, regista frequentes erupções dos fluxos de lava do topo e dos flancos intermitentes com períodos da actividade ao longo de 100 anos que duraram até 1924 e, durante esse período, o fosso da cratera de Halema’uma’u, era um lago de lama dentro da caldeira superior.·
A caldeira de 3 x 5 quilómetros foi formada em diversos estágios aproximadamente há cerca de 1500 anos e durante o século XVIII; As erupções originaram também nas longas fendas das zonas leste e sudoeste, que se estendem ao mar de ambos os lados do vulcão.
Aproximadamente 90% da superfície do escudo basáltico do vulcão é formado de fluxos da lava com menos de cerca de 1100 anos; 70% da superfície do vulcão tem menos de 600 anos. Uma longa erupção da fractura do leste que começou em 1983 produziu fluxos da lava que cobriram mais de 100 quilómetros quadrados, destruindo cerca de 200 casas e deram uma nova linha de costa à ilha.

40 Respostas to “Vulcão Kilauea (Havai)”

  1. Andreia Says:

    Que vulcão perigoso! Mas as imagens de vulcões como este espantam-nos e adoramos vê-las. Bjs Andreia

  2. Joana Margarida Says:

    Olá boa estou a gostar muito a sério, tu tens bom gosto…
    bjs jOANA

  3. Milene Says:

    o trabalho ta mto giro e expexifiko, parabnx aox alunx k ela boraram exte trabalho…
    bjx mylene

  4. Malulouren Says:

    Por favor, seria possível conseguir informações sobre como ficou o local com sua natureza e outras consequências de pois da Erupção do Kilauea? Tento conseguir informação em sites, mas só mostram a parte túrística atual e eu quero saber deltalhes das consequências cuasadas por este tão famoso Vulcão. Seria possível?

    Grata

    Malu

  5. ze Says:

    sim senhor boa informação
    bjs ze

  6. Edson Says:

    As grandes alterações em todo o Planeta (multiplicação dos vulcões,
    terremotos, maremotos, etc.) que estão ocorrendo e irão ocorrer, podem
    ser lidas, gratuitamente, no livro “O Astro Intruso”, que está disponível
    no site http://www.luzdoconhecimento.com

    Edson

  7. Murilo Says:

    Embora os vulcões causem desastres irreversíveis à natureza, temos que admitir que uma erupção vulcânica é um espetáculo pirotécnico maravilhoso e o Kilauea é surpreendente em sua atividade.

  8. marco Says:

    o ze e feio

  9. bia Says:

    e pessimo melhore

  10. brenda Says:

    não gostei

  11. Aline Says:

    Agosto 13.2009 ás 15:39

    boommm o kilauea é inesquecivel alem
    de ser incrivel e belissimuuu ;*

  12. Laura Says:

    Eu amoooooooooooo isa tkm ! sou lokaaa tbm, pq isso ñ tem nada havar

  13. RAY SILVA Says:

    Moro na cidade de Brentwood,CA. Quando visitei a Ilha de Hilo, estive as margens do vulcao Kilauea, em lua de mel, com a minha segunda esposa que mora no Rio de Janeiro, onde viviamos juntos. Ao separarmo-nos voltei para a minha segunda Patria, Naquela ocasiao o Kilauea estava em vesperas de entrar em erupcao que alias, comprei uma fita VHS em diferente versao do sistema do Brasil e, ao manda-la de volta para o Hawaii, eles muito gentilmente mandaram-me outra na nossa versao Brasileia. Coincidentemente, ja incluia a erupcao esperada naqueles dias. Se quer conhecer mais sobre o Kilauea, digite: http://www.google.com.br e digite : Vulcao Kilauea, em busca./La voce encontrara todas informacoes desejadas.

  14. laah. lee .poynter Says:

    COOL

  15. LEO Says:

    OI

  16. angelitta pinto Says:

    mto bm msm adri o vdo
    copi o txt e gnhei nta 10 n scla!!

  17. kilauea Says:

    eu axchei umas coisitias do kiki kilauea lolipop é lind d + e eu sou besta … OI!!

  18. secret Says:

    Muito legal, ta precisando faze uma pesquisa pa escola e achei o lugar certo!!!
    ▒secret▒

  19. larissa Says:

    oi ovulcao kilauea e muito tri !!

  20. zezinho Says:

    eu gostaria de estar num cantinho dessa ilha hwaiana, pra ver a reação da mãe natureza.
    tenho uma sobrinha aí pertinho. talvez em Honolulu, onde Elvis adorava passear.

  21. Valter Says:

    Eu estou a afzer um trabalho acerca deste vulcão para a escola, estou a gostar muito!! Valeu a pena fazer o trabalho xD

  22. Maria Says:

    Óla estou fazendo um trabalhão sobre o vulcão Kilauea e quero saber quais as consequências ? Bjos Maria

  23. eris Says:

    inferno otmr porra

  24. Marco Aurélio Says:

    eu camei de fazer uma pesquisa sobre esse vulcão,foi muinto legal…valeu

  25. yasmin Says:

    adorei o site mas que consequencias o vulcão tras

  26. yasmin Says:

    adorei o site eu vim pq eu tinha um trabalho pra fazer mas não consegui o que eu prescisava então quero ajudar vocês muita gente procura as consequencias que o vulcão tras então seria bom vocês colocarem isso tchau !!!

    ass:yasmin fernandes dalanhol

  27. fofoca Says:

    Muito legal mas presisa de mais informações.
    um sugestão
    ta

  28. Joe Says:

    Q bandoo d troxaa FDP

  29. guaraci Says:

    oi tudo bem eu achei muito corioso

  30. danielle souza Says:

    o vulcao kilauea localizana ilha do havai.

  31. Gustavo Says:

    Esse vulcao é muito da hora eu gostaria de visitar la algum dia.

  32. João Gabriel Says:

    Queria mais consequencias que essse vulcão causou

    João

  33. Angelica Says:

    legal esse textor

  34. Angelica Says:

    texto legal e interessante

  35. Angelica Says:

    muito legal mais precisa de muita coisa ainda o que a minha professora pediu não tem aqui

  36. Ana Maria Says:

    adorei esta informação me ajudou muito a fazer o trabalho da escola mas queria informações de como ficou o local da erupção ,e como as pessoas atingitas pela larva ficaram.seria possivel.

    grata,

    Ana Maria

  37. Amanda Says:

    é muito bom mesmo , queria só um resumo que explicasse tudo e achei mais do que isso achei o essencial tirei até 10 no meu trabalho!!!!!

  38. Joana Says:

    Olá , eu sou a joana , e gostava de saber quais o tipicos é que devo fazer para um trabalho individual , para a escola , sobre o vulcão Kilauea! Podem ajudar-me?

  39. ana catarin Says:

    pois mesmo muito mau para as pessoas

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

